Destaques do Éxodo 15-18

Destaques da Leitura da Bíblia ‒ Êxodo 15-18


Baixar o arquivo com todas as referências

Baixar o arquivo com todas as referências

21 de abr. Leitura da Bíblia: Êxodo 15-18


15:8 — Visto que as águas do mar Vermelho se ‘solidificaram’, significa isso que realmente congelaram? O verbo hebraico traduzido “solidificaram-se” significa encolher ou engrossar. Em Jó 10:10, usa-se essa expressão com respeito ao processo de se coalhar o leite para fabricar o queijo. Portanto, as águas ‘solidificadas’ não significam necessariamente que a água tivesse ficado congelada, ou virado gelo. Se o “forte vento oriental” mencionado em Êxodo 14:21 tivesse sido suficientemente frio para congelar a água, sem dúvida haveria alguma referência ao frio extremo. Visto que não havia nada visível para segurar as águas, elas devem ter parecido solidificadas ou endurecidas.

Lições para nós:

15:25; 16:12. Jeová cuida do seu povo.
18:21. Os homens escolhidos para cargos de responsabilidade na congregação cristã também devem ser capazes, tementes a Deus, confiáveis e abnegados.

Êxodo 15:13
2 Nas Escrituras, “benevolência” é a tradução de um termo hebraico tão cheio de significado, que a maioria das línguas não tem uma palavra específica que expresse exatamente seu pleno sentido. Por isso, versões tais como “amor”, “misericórdia” e “fidelidade” não transmitem completamente a amplitude do seu sentido. Todavia, a tradução “benevolência” é mais abrangente e capta melhor o sentido da palavra. A Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referências cita apropriadamente “amor leal” como tradução alternativa do termo hebraico vertido “benevolência”. — Êxodo 15:13; Salmo 5:7; nota.

Êxodo 15:1, 20
2 Depois de atravessarem o mar Vermelho, os israelitas ‘começaram a temer a Jeová e a ter fé em Jeová’. (Êxodo 14:31) Os homens de Israel juntaram-se a Moisés num cântico de vitória a Jeová, e Miriã e outras mulheres tocaram pandeiros e dançaram. (Êxodo 15:1, 20) Deveras, o povo de Deus ficou impressionado com os atos poderosos de Jeová. Mas sua gratidão Àquele que fizera estes atos durou pouco. Pouco depois, muitos deles se comportaram como se tivessem sofrido uma grande perda de memória. Tornaram-se murmuradores e queixosos contra Jeová. Alguns se empenharam em idolatria e em imoralidade sexual. — Números 14:27; 25:1-9.

Êxo. 15:13
“Teu santo lugar de permanência”
9 Na antiguidade, a Terra Prometida era chamada de “santo lugar de permanência” de Deus. Lembre-se do cântico de vitória dos israelitas depois que foram libertados do Egito: “Tu, na tua benevolência, guiaste o povo que recuperaste; tu, na tua força, certamente os conduzirás ao teu santo lugar de permanência.” (Êxo. 15:13) Mais tarde, esse “lugar de permanência” passou a incluir um templo e seu sacerdócio, e uma capital, Jerusalém, onde uma linhagem de reis descendentes de Davi se sentavam no trono de Jeová. (1 Crô. 29:23) Não foi sem motivo, então, que Jesus chamou Jerusalém de “cidade do grande Rei”. — Mat. 5:35.
10 Que dizer de nossos dias? Em 33 EC nasceu uma nova nação, “o Israel de Deus”. (Gál. 6:16) Essa nação, composta de ungidos irmãos de Jesus Cristo, cumpre a tarefa que o Israel carnal não cumpriu, ou seja, ser testemunha em favor do nome de Deus. (Isa. 43:10; 1 Ped. 2:9) Jeová fez a eles a mesma promessa que fizera ao Israel antigo: “Eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.” (2 Cor. 6:16; Lev. 26:12) Em 1919, Jeová levou os remanescentes do “Israel de Deus” a uma posição favorecida e, naquela época, eles tomaram posse de uma “terra”, ou seja, um campo espiritual de atividades no qual têm desfrutado de um paraíso espiritual. (Isa. 66:8) Desde os anos 30, milhões de “outras ovelhas” juntaram-se a eles. (João 10:16) A felicidade e prosperidade espiritual desses cristãos da atualidade é forte evidência da retidão da soberania de Jeová. (Leia Salmo 91:1, 2.) Isso enfurece a Satanás!

Êxo. 16:1, 2
EVITE O RESMUNGO E A TRANSGRESSÃO
11 Depois de apenas algumas semanas de existência como nova nação, os israelitas desenvolveram um espírito de descontentamento e resmungo. Isso levou à rebelião contra Jeová e seus representantes. (Êxo. 16:1, 2) Só poucos dos israelitas que saíram do Egito viveram para ver a Terra Prometida. Até mesmo a Moisés foi negada a entrada nessa terra por causa de sua reação ao mau espírito da congregação de Israel. (Deut. 32:48-52) O que podemos fazer para não cairmos vítimas de um espírito negativo?

Êxodo 16:1-3
Uma assembléia má resmunga contra Jeová
4 O termo hebraico que significa ‘resmungar, murmurar, reclamar ou queixar-se’ é usado na Bíblia com relação aos eventos ocorridos durante os 40 anos que Israel passou no ermo. Vez por outra, os israelitas ficavam descontentes com a sua situação e resmungavam. Por exemplo, apenas algumas semanas após a sua libertação da escravidão no Egito, “toda a assembléia dos filhos de Israel começou a resmungar contra Moisés e Arão”. Os israelitas se queixaram da comida, dizendo: “Se somente tivéssemos morrido pela mão de Jeová na terra do Egito, enquanto estávamos sentados junto às panelas de carne, enquanto comíamos pão a fartar, porque nos fizestes sair a este ermo, para fazer toda esta congregação morrer de fome.” — Êxodo 16:1-3.

Êxodo 16:2, 8
12 As Escrituras não omitem as falhas dos que Jeová usou para guiar seu povo no passado. Por exemplo, Davi foi ungido como rei e líder de Israel. Mesmo assim, ele cedeu à tentação e se tornou culpado de adultério e assassinato. (2 Sam. 12:7-9) Pense também no apóstolo Pedro. Apesar de ter recebido grandes responsabilidades na congregação do primeiro século, ele cometeu erros graves. (Mat. 16:18, 19; João 13:38; 18:27; Gál. 2:11-14) Com exceção de Jesus, depois de Adão e Eva não houve nenhum humano perfeito.
13 Por que Jeová inspirou os escritores da Bíblia a registrar as falhas de homens que ele havia designado? Entre outros motivos, para mostrar que ele pode usar humanos imperfeitos para guiar seu povo. De fato, ele sempre fez isso. Assim, não devemos usar as imperfeições dos que estão na dianteira hoje como desculpa para resmungar contra eles ou desconsiderar sua autoridade. Jeová quer que respeitemos esses irmãos e obedeçamos a eles. — Leia Êxodo 16:2, 8.

Êxo. 16:4
14 “Dá-nos hoje o nosso pão para este dia.” (Mat. 6:11; Luc. 11:3) Por meio desse pedido solicitamos a Deus o alimento necessário “para este dia”. Isso mostra que temos fé na capacidade de Jeová cuidar das nossas necessidades de cada dia. Não é uma oração pedindo um excedente de provisões. Esse pedido em favor de nossas necessidades diárias talvez nos lembre de que Deus ordenou que os israelitas recolhessem ‘sua porção de maná dia a dia’. — Êxo. 16:4.

Êxodo 16:4-8
5 Na verdade, Jeová supria as necessidades dos israelitas no ermo, amorosamente fornecendo-lhes comida e água. Jamais houve uma ameaça de os israelitas morrerem de fome no ermo. Num espírito de descontentamento, porém, eles exageraram as suas dificuldades e começaram a resmungar. Embora dirigissem suas queixas contra Moisés e Arão, aos olhos de Jeová o verdadeiro alvo desse descontentamento era ele próprio. Moisés disse aos israelitas: “Jeová ouviu os vossos resmungos . . . contra ele. E que somos nós? Vossos resmungos não são contra nós, mas contra Jeová.” — Êxodo 16:4-8

Êxodo 16:4, 13-15
Jeová cuida de seu povo
9 Vamos analisar agora a terceira garantia — a de que Jeová cuidaria de seu povo. Pouco depois de os israelitas serem libertos do Egito, Deus lhes prometeu: “Eis que faço chover pão para vós desde os céus; e o povo tem de sair e cada um tem de apanhar a sua porção, dia a dia.” De fato, Jeová cumpriu sua promessa, dando-lhes o ‘pão do céu’. ‘Quando os filhos de Israel chegaram a vê-lo, começaram a dizer uns aos outros: “Que é isto?”’ Era o maná, o pão que Jeová lhes havia prometido. — Êxodo 16:4, 13-15.
10 Durante 40 anos no ermo, Jeová cuidou dos israelitas, fornecendo-lhes alimento e água. Ele até mesmo fez com que suas capas não se gastassem e seus pés não inchassem. (Deuteronômio 8:3, 4) Josué presenciou tudo isso. Jeová libertou, protegeu e cuidou de seu povo, assim como havia prometido.

Êxodo 16:4, 20
Alimento espiritual dia após dia
4 Nossa oração pelo pão do dia também deve lembrar-nos de que necessitamos diariamente de alimento espiritual. Embora Jesus tivesse muita fome depois de um prolongado jejum, ele resistiu à tentação de Satanás de transformar pedras em pão, dizendo: “Está escrito: ‘O homem tem de viver, não somente de pão, mas de cada pronunciação procedente da boca de Jeová.’” (Mateus 4:4) Jesus citou aqui o profeta Moisés, que disse aos israelitas: “[Jeová] te humilhou e te deixou passar fome, e te alimentou com o maná que nem tu conhecias, nem teus pais conheciam; para que soubesses que o homem não vive somente de pão, mas que o homem vive de toda expressão da boca de Jeová.” (Deuteronômio 8:3) O modo de Jeová suprir os israelitas com o maná não só lhes dava alimento físico, mas também ensinava lições espirituais. Em primeiro lugar, “cada um [devia] apanhar a sua porção, dia a dia”. Quando apanhavam mais do que o suficiente para o dia, as sobras começavam a cheirar mal e a criar bichos. (Êxodo 16:4, 20) No entanto, isso não acontecia no sexto dia, quando eles tinham de apanhar o dobro da quantidade diária para supri-los do que necessitariam no sábado. (Êxodo 16:5, 23, 24) De modo que o maná incutiu na mente deles que tinham de ser obedientes e que a sua vida não só dependia do pão, mas de “toda expressão da boca de Jeová”.

Êxodo 16:8
14 Seja qual for a causa de nosso desgosto, se não refrearmos a tendência para nos queixar, podemos vir a desenvolver um espírito de descontentamento que criará em nós o hábito de resmungar. De fato, o efeito espiritualmente corrosivo dos resmungos pode corromper-nos por completo. Os israelitas que resmungaram da vida no ermo foram a ponto de culpar Jeová. (Êxodo 16:8) Que isso nunca aconteça conosco!
15 A tendência de o metal enferrujar pode ser minimizada por cobri-lo com uma tinta anticorrosiva e cuidar imediatamente dos pontos de ferrugem. De modo similar, se percebermos em nós uma tendência para nos queixar, isso poderá ser controlado se dermos pronta atenção ao assunto junto com oração. Como?

Êxodo 16:13
Por que Jeová escolheu codornizes para alimentar os israelitas no deserto?
▪ Após o Êxodo dos israelitas do Egito, em duas ocasiões Deus forneceu-lhes carne de codornizes em abundância. — Êxodo 16:13; Números 11:31.
As codornizes são pequenas aves que têm até 18 centímetros de comprimento e pesam uns 100 gramas. Procriam em muitas partes da Ásia ocidental e Europa. Sendo aves migratórias, elas passam o inverno no norte da África e na Arábia. Durante sua migração, grandes bandos atravessam a costa leste do mar Mediterrâneo e sobrevoam a península do Sinai.
Segundo o The New Westminster Dictionary of the Bible (Novo Dicionário Bíblico de Westminster), as codornizes são “hábeis e velozes voadoras, que aproveitam bem os ventos; mas se o vento muda de direção, ou se as aves ficam exaustas por causa do longo voo, o bando inteiro pode cair, e as aves ficam inertes no chão”. Antes de continuar a migração, elas precisam descansar por um ou dois dias, tornando-se presa fácil de caçadores. No começo do século 20, o Egito exportava anualmente uns 3 milhões de codornizes para consumo.
Nas duas ocasiões em que os israelitas comeram codornizes era primavera. Embora essas aves sobrevoem a região do Sinai nessa época, foi Jeová que fez ‘levantar um vento’ que conduziu essas aves ao acampamento israelita. — Números 11:31.

Êxodo 16:14, 15, 23, 26, 33; 26:34
21 Os fiéis cristãos ungidos e seus companheiros leais não precisam temer o vindouro julgamento. Todos os que acatam o conselho de Jesus, dado pela orientação do espírito santo de Deus, receberão bênçãos. Por exemplo, os ungidos que vencerem o mundo serão convidados a comer do “maná escondido” e receberão “um seixo branco” com “um novo nome”.
22 Deus forneceu maná para sustentar os israelitas durante sua peregrinação de 40 anos pelo ermo. Uma porção desse “pão” foi guardada num jarro de ouro dentro da arca do pacto e assim ficou escondida no Santíssimo do tabernáculo, onde uma luz milagrosa simbolizava a presença de Jeová. (Êxodo 16:14, 15, 23, 26, 33; 26:34; Hebreus 9:3, 4) Não se permitia a ninguém comer desse maná escondido. No entanto, ao serem ressuscitados, os seguidores ungidos de Jesus se revestem de imortalidade, o que é simbolizado por comerem do “maná escondido”. — 1 Coríntios 15:53-57.

Êxo. 17:8
Josué foi bem-sucedido com a ajuda do espírito de Deus
9 O espírito de Deus também guiou um contemporâneo de Moisés e Bezalel. Pouco depois do Êxodo, os amalequitas lançaram um ataque não provocado contra o povo de Deus. Havia chegado o tempo para os israelitas afastarem a ameaça. Embora totalmente sem experiência na guerra, eles tinham de envolver-se na primeira ação militar como povo livre. (Êxo. 13:17; 17:8) Havia necessidade de alguém para liderar os combatentes. Quem seria?

Êxo. 17:9-13.
10 O escolhido foi Josué. Mas se ele tivesse de declarar sua anterior experiência de trabalho a fim de se qualificar para essa missão, o que ele poderia alistar? Escravo? Misturador de palha? Recolhedor de maná? É verdade que o avô de Josué, Elisama, era maioral da tribo de Efraim e, aparentemente, liderou 108.100 homens de uma das divisões de três tribos de Israel. (Núm. 2:18, 24; 1 Crô. 7:26, 27) No entanto, Jeová, por meio de Moisés, ordenou que Josué, e não Elisama nem seu filho Num, deveria liderar as forças que aniquilariam o inimigo. A batalha durou quase um dia inteiro. Com a obediência incondicional de Josué e seu grande apreço pela orientação do espírito santo de Deus, Israel foi vitorioso. — Êxo. 17:9-13.

Êx 18:5-7, 13-27
Embora Moisés fosse o líder da grande nação de Israel, designado por Jeová, ele estava disposto a aceitar conselho de outros, especialmente quando era de valor para a nação. Pouco depois de os israelitas partirem do Egito, Jetro visitou Moisés, trazendo consigo a esposa e os filhos de Moisés. Jetro notou quão arduamente Moisés trabalhava, esgotando-se ao cuidar dos problemas de todos que vinham a ele. Ele sugeriu sabiamente a Moisés um arranjo ordeiro, pelo qual este delegaria certos graus de responsabilidade a outros, para aliviar sua carga. Moisés escutou o conselho de Jetro, acatou-o e organizou o povo em grupos de mil, de cem, de cinqüenta e de dez, com um chefe qual juiz para cada grupo. Apenas os casos difíceis eram então trazidos a Moisés. É também digno de nota que Moisés, ao explicar a Jetro o que estava fazendo, disse: “Caso [entre o povo] surja uma causa, ela tem de ser apresentada a mim e eu tenho de julgar entre um litigante e outro, e tenho de tornar conhecidas as decisões do verdadeiro Deus e suas leis.” Com isso, Moisés indicava que reconhecia seu dever de não julgar segundo as suas próprias idéias, mas segundo as decisões de Jeová, e que, além disso, ele tinha a responsabilidade de ajudar o povo a conhecer e a acatar as leis de Deus. — Êx 18:5-7, 13-27.

Êxodo 18:13-16
Moisés — Um homem amoroso
O QUE É AMOR? O amor envolve ter profunda afeição por outros. Quem é amoroso mostra por palavras e ações como se sente em relação às pessoas que ama, mesmo que fazer isso exija sacrifícios.
COMO MOISÉS DEMONSTROU AMOR? Moisés mostrou amor a Deus. Como? Ele aplicava o princípio que mais tarde foi expresso em 1 João 5:3: “O amor de Deus significa o seguinte: que observemos os seus mandamentos.” Moisés fazia tudo o que Deus lhe pedia — desde uma tarefa desafiadora como enfrentar o poderoso Faraó até uma tarefa aparentemente simples como estender seu bastão sobre o mar Vermelho. Não importava se a ordem era fácil ou difícil de cumprir, Moisés sempre obedecia. Ele fazia “exatamente assim”. — Êxodo 40:16.
Moisés mostrou amor aos israelitas. Eles sabiam que Jeová usava Moisés para guiar Seu povo e, por isso, recorriam a ele para lidar com diversos problemas. A Bíblia diz que o povo ficava diante de Moisés, “desde a manhã até à noite”. (Êxodo 18:13-16) Imagine como devia ser cansativo para Moisés ouvir os israelitas falarem de seus problemas durante horas! Mas Moisés tinha prazer em ajudar as pessoas que ele amava.
Além de ouvir essas pessoas, Moisés também orava por elas. Ele orou até mesmo por aqueles que o prejudicaram! Por exemplo, quando a irmã de Moisés, Miriã, falou contra ele, Jeová a fez ficar com lepra. Mas, em vez de ficar contente com essa punição, Moisés imediatamente intercedeu por ela, orando: “Ó Deus, por favor! Sara-a, por favor!” (Números 12:13) O que mais além do amor teria levado Moisés a fazer uma oração tão altruísta?
O QUE APRENDEMOS DE SEU EXEMPLO? Podemos imitar a Moisés por desenvolver profundo amor por Deus. Esse amor nos motiva a obedecer seus mandamentos “de coração”. (Romanos 6:17) Nossa obediência alegra o coração de Jeová. (Provérbios 27:11) Também alegra a nós mesmos. Afinal, quando servimos a Deus por amor verdadeiro, temos prazer em fazer o que é certo. — Salmo 100:2.
Outra maneira de imitarmos a Moisés é desenvolver amor abnegado por outros. Quando amigos e familiares vêm nos contar seus problemas, o amor nos motiva a (1) lhes dar atenção sincera; (2) ter empatia, ou sentir o que eles sentem; e (3) mostrar que nos importamos com eles.
Assim como Moisés, podemos orar por aqueles que amamos. Às vezes, podemos nos sentir impotentes quando eles nos contam seus problemas. Talvez até lamentemos: “Sinto muito, mas tudo que eu posso fazer é orar por você.” Mas lembre-se: “A oração fervorosa do justo tem muito poder.” (Tiago 5:16, Missionários Capuchinhos) Na verdade, nossas orações podem motivar Jeová a fazer algo pela pessoa que de outro modo ele talvez não fizesse. Assim, não existe nada melhor que possamos fazer por aqueles que amamos do que orar por eles.*
Não concorda que podemos aprender muito de Moisés? Embora fosse um homem comum, ele foi um extraordinário exemplo de fé, humildade e amor. Quanto mais imitarmos seu exemplo, mais beneficiaremos a nós mesmos e a outros. — Romanos 15:4.

Êxodo 18:13-23
9 Em algumas situações talvez possamos adotar medidas práticas. Se um problema médico for a causa de nossa ansiedade, seria prudente dar atenção a ele, embora assuntos assim sejam de decisão pessoal. (Mateus 9:12) Se estivermos sobrecarregados com muitas responsabilidades, talvez seja possível delegar algumas delas. (Êxodo 18:13-23) No entanto, que dizer daqueles — como os pais — que têm pesadas responsabilidades que não podem ser delegadas? Que dizer do cristão que vive com um cônjuge opositor? Que dizer da família que sofre grandes apuros econômicos ou que vive numa zona de guerra? É evidente que não podemos eliminar todos os motivos de ansiedade neste sistema de coisas. Ainda assim, podemos preservar a paz do Cristo no coração. Como?

Êxo. 18:21
Confie no espírito santo
16 Se mantivermos a Jeová constantemente diante de nós, ele nos guiará por meio de seu espírito santo. (Gál. 5:16-18) O espírito de Deus apoiava os 70 anciãos que foram escolhidos para ajudar Moisés a “levar a carga do povo” de Israel. Apenas Eldade e Medade são mencionados por nome, mas o espírito santo habilitou a todos eles a cumprir seus deveres. (Núm. 11:13-29) Sem dúvida, esses dois eram homens habilitados, tementes a Deus, confiáveis e honestos, como aqueles escolhidos anteriormente. (Êxo. 18:21) Os anciãos cristãos atuais demonstram essas mesmas qualidades.

Êxodo 18:25, 26
Como o Israel antigo era governado
3 Embora Jeová fosse o Rei invisível de Israel, ele designou homens fiéis como seus representantes visíveis. Eram maiorais, chefes de casas paternas, bem como anciãos para servir o povo quais conselheiros e juízes. (Êxodo 18:25, 26; Deuteronômio 1:15) No entanto, não devemos concluir que aqueles homens responsáveis conseguissem julgar questões com perfeito discernimento e entendimento sem orientação divina. Eles não eram perfeitos e não podiam ler o coração dos seus companheiros de adoração. Mesmo assim, juízes tementes a Deus podiam dar aos seus concrentes conselhos úteis baseados na Lei de Jeová. — Deuteronômio 19:15; Salmo 119:97-100.

Referências obtidos a partir de Biblioteca On-Line da Torre de Vigia


Conteúdos Recomendados